Sobre os Retratos do Feirar

Esta é a Gente da Nossa Terra, a gente que anualmente celebra a Feira de São Mateus.

Num tributo aos 625 anos da Feira e aos seus intervenientes, a Viseu Marca desafiou os conceituados fotógrafos da região, Mestre Homem Cardoso e John Gallo, a realizarem 625 retratos, durante 9 dias, na Feira de São Mateus.

O objetivo é celebrar a gente, as pessoas que visitam e as pessoas que fazem a Feira, garantindo a sua longa vida e vigor. Através da fotografia, faz-se um retrato real e duradouro, um testemunho social, das pessoas que frequentam a Feira... Todos, independentemente da idade, credo, raça, cor da pele, crença, riqueza, porque todos celebram esta Feira. A Feira de São Mateus é, por si só, um caldeirão de diferentes culturas, um exemplo de paz, diversão e amizade.

De 9 a 17 de setembro de 2017, os fotógrafos andaram pela Feira de São Mateus e recolheram os sorrisos encantados e divertidos dos que foram feirar.

Os 625 retratos são apresentados neste site, onde cada retratado tem acesso ao download da sua imagem, sendo assim presenteado pela Feira de São Mateus com um retrato profissional que poderá utilizar como entender ou simplesmente guardar como recordação, sem qualquer custo.

O projeto “Gente da Nossa Terra – Retratos do Feirar” prolonga-se para além do fim da Feira, prevê  outras atividades a realizar a longo prazo, nomeadamente, a exposição de uma seleção dos 625 retratos e a publicação de um livro.